PROJETO| BAIRRO SALGADO |

Situada no Bairro Salgado, Rua almeida Garrett, em Setúbal. Esta moradia de 1893, foi integralmente remodelada. Quer no edifício. quer no seu espaço exterior. Estando situado na sua Área de Reabilitação Urbana de Setúbal.

Com cerca de 142 m2, no piso principal a moradia tradicional deste Bairro Setubalense, que ganhou este nome por ter ficado ligado ao “industrias” da salga e da conserva de peixe, que para ali foram residir, fugindo à cidade dentro das muralhas de então, procurando espaço mais desafogado. A sua organização tipológica é recorrente nesta zona.

Esta casa, uma das mais antigas do Bairro é das poucas que mantêm a sua estrutura original, caracteriza-se por ter um único piso de habitação, que ligeiramente elevado, ajudava ao terreno alagadiço, tendo uma cave e um sótão.

No piso, 4 Quartos, Sala dupla, Cozinha, 1 WC, CV (arrecadação, lavandaria e wc de apoio) e sótão.

Na fachada principal optou-se por manter os  azulejos e a cor original, recuperando a porta de de entrada. O seu alçado principal tem uma organização simétrica, sendo o acesso à moradia no seu centro através de uma porta de grande monumentalidade (n.º31).

Alterando-se apenas os muros confinantes (bastante degradados) para dois gradeamentos: um como portão de entrada dos dois lugares de estacionamentos (n.º33) e o segundo ficou como enquadramento do muro técnico da moradia. Um pequeno logradouro circunda os restantes alçados e muros desta moradia.

A Moradia foi integralmente remodelada, tendo, no essencial, mantido a sua organização funcional, foi adaptada ao modo de vida contemporâneo dos seus novos proprietários.

INTERVENÇÃO| BAIRRO SALGADO |