Igreja do Faralhão

A Capela do Faralhão, construída pelo Povo em 1952, de forma rudimentar, não só era muito pequena para os cerca de 4000 habitantes atuais, como se encontrava com graves danos estruturais.

Existia a necessidade de a substituir. Assim, desde 2003, estamos envolvidos neste projeto tão desejado pela comunidade do faralhão, situada na freguesia do Sado, em Setúbal.

O projeto atual, elaborado em 2011 e dedicado ao Sagrado Coração de Maria, pretendeu dar corpo a este desejo. A nova Igreja e Centro Paroquial do Faralhão comportará não só uma nova Igreja mas também um salão para reuniões, salas de catequese e capela mortuária e um Centro de Dia, infra-estrutura de que esta zona está tão necessitada pelo natural envelhecimento dos habitantes da freguesia.

Este Centro Paroquial assumiu-se, desde a sua concepção,  como uma nova centralidade no Faralhão e é motivo de orgulho para a sua população, as suas empresas e instituições. Estas têm permitido com o seu contributo (material e monetário) e com de palavras de incentivo levar a cabo com sucesso esta empreitada. Para além do necessário equipamento nesta  zona tão carenciada o processo da sua construção tem servido para se  requalificar a zona urbana envolvente.

Enquanto projetistas temos acompanhado todo o processo. Da elaboração do projeto à sua execuação, passando pela concurso para a escolha das construtoras, do envolvimento com a comunidade à procura do seu financiamento, junto de empresas e instituições.

 Neste projeto/processo não nos satisfizemos com o óbvio. Pretendemos dar o melhor, à comunidade,à cidade e ao mundo, pois acreditamos que a qualidade atrai qualidade e que o património se constrói todos os dias.

  • Cliente: Fábrica da Igreja Paroquial de Nossa Senhora de Fátima do Faralhão e Praias do Sado
  • Projeto na rede: Nova Igreja do Faralhao